Relembrando – 31 de Outubro É O DIA DA REFORMA PROTESTANTE! – Adriano Silva

Relembrando – 31 de Outubro É O DIA DA REFORMA PROTESTANTE! – Adriano Silva

Recordando esse assunto do ano passado!

Vou lhes contar como surgiu este dia, O dia da Reforma Protestante  é celebrado pelos Luteranos e outras igrejas cristãs que tiveram como origem, mesmo que distante, a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro de 1517, neste dia, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou uma proposta de reforma nas portas da igreja de Wittenberg, debatendo a doutrina e prática de indulgências. Esta proposta é popularmente conhecida como as 95 teses, que foram pregadas na porta da Igreja do Castelo.

A princípio não foi um ato de provocação ou desafio. A Igreja do Castelo estava na rua principal de Wittenberg, e a porta da igreja funcionava como um quadro de avisos públicos e, portanto, o lugar lógico para colocar as notícias importantes. Além disso, estas teses foram escritas em latim, a língua da Igreja, e não em seu vernáculo alemão. No entanto, o caso gerou uma dura controvérsia entre Lutero e os aliados do Papa sobre uma variedade de doutrinas e práticas. Quando Lutero e seus seguidores foram excomungados em 1520, nasceu a tradição luterana.

Os argumentos do ex-monge Lutero não pediam que a Igreja se dividisse, mas que passasse por uma reforma teológica, abandonando práticas que contrariavam as Escrituras Sagradas. Rejeitadas pelo Vaticano, foram o início do que seria mais tarde a Igreja Luterana.

Entre as propostas de Lutero estava a de traduzir a Bíblia para que todos pudessem conhecer a Palavra de Deus. Até então isso era privilégio do clero. Foi uma verdadeira revolução no cristianismo. Lutero baseava-se em “5 pilares” que são usados até hoje para definir a fé protestante: “Somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça, somente Cristo e Glória somente a Deus”.

Os ideais se espalharam pela Europa e encontraram eco em vários movimentos similares. Essa é a raiz das igrejas evangélicas que se espalham por todo o mundo até hoje. Embora pouco divulgada pelas igrejas no Brasil, o fato é que a Reforma ajudou a mudar a história.

Para a igreja Luterana, o Dia da Reforma é um feriado menor e é oficialmente definido como o Festival da Reforma. Até o século XX as igrejas luteranas celebravam o Dia da Reforma em 31 de outubro, não importasse o dia da semana. Hoje as maiorias das igrejas protestantes mudam sua celebração para que caia no domingo quando este dia se dá em qualquer outro dia menos no Domingo.

E infelizmente vemos agora no Brasil essa tal celebração do Halloween na mesma data que a Reforma Protestante, uma forma mascarada de ocultar seu verdadeiro sentido neste dia para todos nós os cristãos, por isso vamos acordar e celebrar um dia marcante para o cristianismo, e por favor, pelo amor que você tem por Deus, você que é cristão não fantasie suas crianças nesse dia, você que é líder, pastor não leve pra dentro de suas igrejas esses costumes de bruxaria, pai e mãe não leve esse costume cheio de maldições para a sua casa e sua família, Deus quer abençoar e você!

Viva vencendo e crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
De seu irmão menor Adriano Silva
Fique na Paz do Senhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*