Top

A igreja nos planos de Deus, onde está fundada a nossa fé? – Adriano Silva

A igreja nos planos de Deus, onde está fundada a nossa fé? – Adriano Silva

A Igreja nos planos de Deus, onde está fundada a nossa fé?
 
Muitos dizem que não precisam de igreja para servir a Deus, mais sem a comunhão com os irmãos como poderemos dizer que somos cristãos se não nos relacionamos com os demais seguindo a palavra de Deus que diz: “oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” Sl 133.1
 
Como aprenderemos a palavra de Deus se não temos ensinadores?
A Bíblia é dada para doutrinar (ensinar).
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. ”(2 Tm. 3:16-17)
 
Temos que fazer parte da igreja por que:
A igreja tem dois sentidos:
 
1- A igreja pessoal: cada um de nós é considerado templo e morada do Espírito Santo, somos a igreja pessoal onde Deus habita e faz morada, o nosso corpo.
 
2- A igreja como o templo: local aonde o povo de Deus se reúne para adorá-lo em espírito e em verdade, lugar feito com uma estrutura para suportar varias pessoas em seu interior proferindo sua fé e adoração.
 
Alem desses dois sentidos temos que entender que a origem da igreja é um tema complexo, entretanto, podemos facilmente refletir sobre dois períodos distintos:
 
1- O momento do projeto da igreja: nessa primeira fase, podemos afirmar que a igreja sempre existiu no eterno propósito de Deus. Ela já existia antes da fundação do mundo, pois estava determinada por Ele desde a eternidade.
 
2- O momento da execução da igreja: nessa segunda fase, a igreja, que antes era desconhecida dos homens, tornou-se manifesta em Cristo. Ela, que era um projeto de Deus na plenitude dos tempos, veio a ser conhecida por meio do ministério terreno de Jesus Cristo. Por tudo o que fez e ensinou, Cristo é mais o fundamento do que o fundador da igreja, fato evidente pelo uso do tempo futuro que está mencionado em Mt 16.18, que diz: “também eu te digo que tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
Cristo não fez referencia a Pedro como pedra da igreja ou a base da religião, quando JESUS fala para Pedro que “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”
Ele estava direcionando a verdade que Pedro falou “tu és o filho de DEUS”.
É como se Jesus estivesse querendo dizer: Pedro, é sobre essa verdade que você acabou de dizer que as portas do inferno não prevalecerão, e só será edificado sobre ela quem for alcançado por essa verdade!
Cristo não estava direcionando essa palavra a uma pessoa, Cristo estava falando de Si mesmo quando disse que Ele mesmo era e é o fundamento, a base da igreja, o fundamento do cristianismo! Cristo é a pedra fundamental!
 
Em uma ordem lógica, evidenciada pelas escrituras, sem diminuir as pessoas da Trindade, podemos dizer que Deus Pai é o criador e o arquiteto da igreja, Jesus Cristo é a figura que materializa e o Espírito Santo a edifica.
Vemos que nós temos que edificar a nossa fé em Cristo, Ele é a base, o fundamento da nossa vida e da nossa fé por isso também precisamos congregar, estar frequentando a igreja, pois os ensinos do Senhor são ministrados para a nossa repreensão, correção e instrução, pois isso faz parte da nossa edificação.
 
Viva vencendo e crescendo na graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus Cristo.
De seu irmão menor Adriano Silva
Fique na paz do senhor.
 
Parte do texto extraído do Livro “Apontamentos sobre a história das igrejas cristãs – Acadêmico”, notas e adaptações do autor.
Adriano Silva

Servo do Senhor Jesus Cristo pela sua graça, amante da Palavra de Deus, a serviço do Reino segundo a vontade do Senhor Espirito Santo, atualmente congrego na Igreja Assembleia de Deus - Missões (Sede em BH) - na Cidade de São João Del Rei-MG.

No Comments

Post a Comment