Top

Dividir para conquistar. A Estratégia do Inimigo contra a Igreja do Senhor – Ir. Alan Dinali

Dividir para conquistar. A Estratégia do Inimigo contra a Igreja do Senhor – Ir. Alan Dinali

Lucas 23:39-43

Todos conhecemos o conceito “dividir para conquistar” (“divide et impera”), normalmente atribuído a Julio Cesar, em suas vitórias nas guerras. O objetivo principal era dividir o exército inimigo com o uso de técnicas ligadas a boatos e traições, disseminadas dentro do reino adversário. Tais boatos e dissenções fragmentavam o exercito inimigo, rompiam-se alianças, deixando-o vulnerável aos ataques realizados. Tal estratégia foi utilizada ou citada por grandes pensadores e ícones da história como Alexandre, a Sun Tzu (“A arte da guerra”), a Maquiavel (“O Príncipe”) e Napoleão.

O que não dizer do próprio Sun Tzu, que em sua frase,  “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”,  retrata como a vitória ou derrota da batalha está na estratégia aplicada. De fato, grandes reinos foram derrotados, simplesmente por não estarem preparados para tal desafio ou não possuírem as ferramentas adequadas para detectar as investidas do inimigo.

Com o cristão não é diferente.  Satanás, nosso maior adversário, procura estratégias para destruir a Igreja do Senhor. Na história da Fé, vemos relatos de que o Inimigo sempre procurou minar a fé cristã matando os cristãos. Mas os mártires eram apenas sementes e exemplos de Fé que aumentavam a união da Igreja e crescia ainda mais a pregação do evangelho.Nos dias atuais a estrategia mudou bastaste   Em Efésios 4:3 diz assim: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”. A maior arma utilizada pelo inimigo nos tempos modernos é a divisão entre os irmãos. Contendas, dissensões e fofocas permeiam a unidade cristã trazendo consequências espirituais e psicossociais para todos os envolvidos. Quantos de nós julgamos os que estão de fora? Ou até mesmo quantos de nós estamos longe da presença do senhor e justificamos nossas atitudes apontando defeitos naqueles que estão na igreja?.Temos que abrir os nossos olhos para esse problema, portanto existem três cuidados especiais que temos que ter para fugirmos da vontade do inimigo.

1º –  Amar sem medidas – “E sobre tudo isso, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:14).

Cristo nos chama, através da cruz, a vencermos nossas diferenças, nossas rivalidades de lado. Através do ladrão da cruz, entendemos uma importante lição para nossa vida: Que não importa quem somos, o que fizemos ou deixamos de fazer, viver o amor de Cristo é passar por cima de nosso ego ferido, passa por cima da nossa razão e leva almas para o paraíso.

2º – Olhar para nós – “Pois a boca fala do que está cheio o coração.( Mateus 12.34)

O maior erro do ser humano é procurar defeitos nas pessoas para julgar suas atitudes. Faça como o ladrão da cruz. Olhe para você. Veja se está vivendo uma vida conforme o critério que procura nas pessoas. Reconheça seus defeitos, reconheça suas falhas, lembre-se de suas limitações. Não se esqueça que a cruz foi feita para nós e antes de crucificarmos qualquer pessoas, crucifiquemos a nós mesmos e guardemos a nossa língua. Se nosso coração é mal, só falaremos maldades. Mas se nosso coração é bom, abençoaremos mais as pessoas.

3º  – Viva para a glória de Deus – “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1Co 10.31)

Reflita nas suas atitudes, não deixa o inimigo te dominar. Guarde suas palavras. Glorifique mais. Critique menos. Que suas palavras expressem bençãos e não maldições. Viva para a Gloria de Deus. Seja usado pelo Senhor. Ajude a ajuntar e não a espalhar.

Graça e Paz – De seu irmão menor Alan Dinali

Alan Dinali
2 Comments
  • promoção de celular

    Adorei o seu post. É importante que mantenha a excelente qualidade de seu conteúdo, isso é raro no momento nos blogs.
    As vezes entro aqui para aprender mais. Mas eu tenho
    uma pergunta, como eu faço para curtir esse post no Instagram?
    Ótimo trabalho!

    10 de junho de 2017 at 16:15 Responder
    • Adriano Silva

      Muito obrigado por sua presença neste nosso blog, louvo a Deus por sua vida e saiba que você tem contribuído para a nossa alegria no Senhor.
      Respondendo a sua pergunta, nós não temos o nosso site no instagram, ele está somente no Facebook como meio de divugação dos artigos.
      Um grande abraço e fique na paz do Senhor.

      18 de junho de 2017 at 16:24 Responder

Post a Comment