Top

Frases que ouvimos, mais NÃO estão na BÍBLIA! Part2 – Adriano Silva

Frases que ouvimos, mais NÃO estão na BÍBLIA! Part2 – Adriano Silva

Frases que ouvimos, mais NÃO estão na BÍBLIA! Part2 – Adriano Silva
Nessa continuação. nosso objetivo através deste texto é apenas uma forma de abrir seus olhos para algumas coisas que são ditas nas igrejas como forma de VERSÍCULO BÍBLICO. A única razão pela crítica é que algumas pessoas usam estas frases (às vezes sem querer ou saber) como base das suas pregações e como a Palavra de Deus.
Falar e afirmar um ditado popular ou uma frase popular, tudo bem, mas tem que deixar claro que NÃO SÃO VERSÍCULOS ou usar do famoso: “a Palavra de Deus disse que…”, “a Palavra de Deus diz …” ou “está escrito em…”.
Muitas dessas frases populares se tornam “versículos populares”, ainda que não existam na Bíblia. Com certeza alguns destes vocês já podem ter ouvido.
Vejamos nessa continuidade os 07  seguintes mais falados e na próxima veremos os últimos 07.
  • – “Eu venci o mundo, e vós vencereis”
    É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (1 Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus ditas em João 16:33 foram apenas: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. O complemento “e vós vencereis” é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18), e como que se alguem não está em Cristo e não faz a sua vontade vencerá o mundo?
  • – “Mente vazia é oficina do diabo”
    De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as “coisas que são de cima” (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência (isto não quer dizer que ele entra nas mentes das pessoas, porque ele não sabe o que se passa na nossa mente, mais ele pode influenciar) sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um VERSÍCULO sagrado. Entenda, você pode usar essa frase para ilustrar e não dizendo que está na Biblia.
  • – “Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus”
    A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!
  • – “O amor encobre uma multidão de pecados”
    Essa frase possui um acréscimo SUTIL, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará” (Pv 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: “… a caridade(amor) cobrirá uma multidão de pecados” (I Pe 4:8).
Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (v. 1); “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri” (v. 5).
Muitos falam esse versiculo de forma errada, trocando o cobrir por encobrir que são bem diferentes.
  • – “O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”
    É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno, como muitos dizem “na hora que Deus quizer, na vontade Dele” (Desculpa de quem quer permanecer caído). Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24), O pai do filho prodigo não foi atras Dele, busca-lo, mais esperou seu filho se aproximar dele novamente.
A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”, pelo contrario a Biblia diz : Tiago 4:8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”. O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem, o homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)!
  • – “O dinheiro é a raiz de todos os males”
    Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração (o amor) nele (Mt 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (I Tm 6:10).
Você pode ser um milhonário sem perder a sua salvação!
  • – “O pouco com Deus é muito”
    Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado.

 

Até a próxima seleção de “versículos populares”, se você sabe de mais alguns nos ajude comentando e nos enviando.
Viva vencendo e crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
De seu irmão menor Adriano Silva
Fique na Paz d Senhor
Adriano Silva

Servo do Senhor Jesus Cristo pela sua graça, amante da Palavra de Deus, a serviço do Reino segundo a vontade do Senhor Espirito Santo, atualmente congrego na Igreja Assembleia de Deus - Missões (Sede em BH) - na Cidade de São João Del Rei-MG.

2 Comments
  • Marcinha

    Maravilha irmãos… muitos tem se justificado por frases como essas principalmente a d “cair “tenjo me deparado com isso sempre só cv com pessoas.. “ah se Deus quiser”querem marcar horário p Deus pondo o Senhor na sala d espera mais um dia alimentada… Jesus os abençoe

    21 de fevereiro de 2016 at 20:23 Responder
  • Marcinha

    Precisamos ter discernimento e sabedoria p não distorcer a Palavra pq o Deus fez é perfeito… não se põem e nem tira

    21 de fevereiro de 2016 at 20:24 Responder

Post a Comment