Jovem: Negue-se a si mesmo – Alan Dinali

Jovem: Negue-se a si mesmo – Alan Dinali

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. – Lucas 9:23

Segundo o dicionário o verbo negar, como transitivo direto, significa deixar de lado, abandonar, esquecer e até mesmo em um contexto bitransitivo significa opor-se a, não consentir, impedir, proibir. Quando lemos o trecho de Lucas 9 vemos Jesus Cristo passando orientações para seus discípulos. Dentre essas orientações está negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mas o que realmente significa negar a si mesmo?

Todo ser humano é dotado de vontades e desejos. Muitos desses bons e prazerosos tanto no contexto espiritual como até mesmo físico. Parte desses desejos são totalmente contrários a vontade de Deus. Eu gosto de dizer que cada um possui dentro de si uma caixa de desejos obscuros. Nessa caixa estão todos os desejos carnais e pecaminosos que herdamos de nossa natureza adâmica. Muitos não conseguem esconder esses desejos e acabam revelando seus desígnios a todos. Dizem que preferem fazer o que seu coração deseja do que serem hipócritas. Outros porém os realizam de forma solitária e oculta. Pensam que estão privando a si mesmos de retaliação ou de escândalos pessoais. A aqueles também que lutam dia após dia para não abrirem essa caixa. Infelizmente todos nós temos essa caixa e essa orientação de Cristo fala exatamente desse contexto.

Cristo nos chama a negarmos a nós mesmos, ou seja, não abra a caixa. Mesmo que sua vontade hoje seja de pecar e cometer os desejos do seu coração. Não abra a caixa. Proíbe-te. Impedi-te. Abandone. Esqueça. O Senhor através da Sua palavra nos adverte: fuja. Negar e impedir a nós mesmos de deixar os nossos desejos pecaminosos tomarem conta de nossas vidas. Todos somos responsáveis por nossas atitudes diante de Deus. A própria palavra de Deus afirma que não veio sobre nós tentação senão humana(I Co 10.13). Nada insuportável ou extremamente forte. Humana. Fraca. Somos nós que colocamos a devida força sobre a tentação. Somos nós que aumentamos o seu poder catastrófico e cedemos aos seus desejos.

Por isso guarde a palavra de Deus em seus coração. “…mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. – 1 Coríntios 10:13. Deus sempre nos dá o escape. Somos nós que as vezes não queremos entrar por ele. O maior escape que Deus deixou para nós é: Negue-se a si mesmo. Tome a cada dia a sua Cruz, ou seja, faça seu devocional com Deus. Você não é o superman ou a supergirl. Você não é de ferro. A carne que está dentro de você é fraca. Qual é a força do teu espirito?

Encha-se da presença de Deus. Tenha a sua responsabilidade diária de fortalecer o seu espirito. No final restará para nós apenas seguir a Cristo. O bom é que todo o caminho Ele já percorreu  e Ele é o melhor guia para nos direcionar. Fique na Paz do Senhor. Deus abençoe você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*