O Espirito Santo é Deus!

O Espirito Santo é Deus!

Por vezes observamos e ouvimos muitos afirmarem que o Espirito Santo é uma energia, algo comum, ou sem importância, algo fútil.

Desde já provaremos BIBLICAMENTE que o Espirito Santo é Deus, e que Deus é um ser trino (Deus Pai, Jesus Cristo , Espirito Santo).

A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e uma vontade.

O Espírito Santo também é apontado claramente na Bíblia como sendo Deus. Veja um acontecimento do Antigo Testamento creditado à ação Dele como Deus: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.” (Hebreus 3.7-9). Além disso, a revelação profética de Deus ao seu povo é creditada a ação do Espírito Santo: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.21)

Além dessas evidências claras, alguns dos atributos divinos de Deus são também atribuídos ao Espírito Santo: onipresença (Sl 139. 7-10); onisciência (Is 40. 13, 14; I Co 2. 10-11); onipotência (I Co 12. 11). Semelhantemente ao Deus Pai e ao Filho Jesus Cristo, ao Espírito Santo é atribuído a eternidade (Hb 9.14).

Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho.
No Novo Testamento, João 14:16-17 é onde Jesus fala ao Pai sobre enviar um Ajudador, o Espírito Santo (nesse caso Jesus diz “outro” no sentido de igualdade). Isto demonstra que Jesus não considerava a Si mesmo como sendo o Pai ou o Espírito Santo mais sim confirmando que Eles são Deus (Pai , Jesus Cristo, Espirito Santo).

Outro indício muito forte é a ordem de Jesus para batizar Seus discípulos. É atribuída às três pessoas da trindade a ação completa do batismo naquela vida restaurada, sem qualquer distinção, colocando-os um após o outro como sendo Deus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Cada membro da Trindade é Deus: O Pai é Deus: João 6:27; Romanos 1:7; I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1, 14; Romanos 9:5, Colossenses 2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20. O Espírito Santo é Deus: Atos 5:3-4; I Coríntios 3:16 (Aquele que habita é o Espírito Santo: Romanos 8:9; João 14:16-17; Atos 2:1-4).

O Espírito Santo como Deus estava e está: 1)na criação e manutenção do universo (Gênesis 1:2; Jó 26:13; Salmos 104:30); 2) operando através da divina revelação (João 16:12-15; Efésios 3:5; II Pedro 1:21); 3) atuando na salvação (João 3:6; Tito 3:5; I Pedro 1:2); e 4) operando nos grandes feitos de Jesus (Isaías 61:1; Atos 10:38). Confirmando mais uma vez que o Espírito Santo é Deus.

O próprio Ap. Paulo faz menção aos dons do Espirito Santo em sua carta aos Corintios, aos Frutos do Espirito em Galatas 5.

O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Por exemplo, a onipresença do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Em I Coríntios 2:10 vemos a característica de onisciência do Espírito Santo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe (I Coríntios 2:10). O Espírito Santo pode se entristecer (Efésios 4:30). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27). O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (João 14:16,26; 15:26).

Nomes atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia:
Espírito, Ef 5: 18 e Mc 1: 10;
Espírito Santo, At 2: 4;
Espírito de vida, Rm 8: 2;
Espírito de graça, Hb 10: 29;
Espírito de adoção, Rm 8: 15;
Espírito da glória de Deus, 1Pe 4: 14;
Espírito de inteligência, Is 11: 2;
Espírito de santidade, Rm 1: 4;
Espírito Santo da promessa, Ef 1: 13;
Espírito de Jesus, At 16: 7;
Espírito de Deus. Gn 1: 2;
Espírito do nosso Deus, 1Co 6: 11
Espírito Eterno, Hb 9: 14;
Espírito de vosso Pai, Mt 10: 20;
Consolador, Jo 14: 16 e 15: 26;
Espírito de Verdade, Jo 16; 13;
Espírito de Jesus Cristo, Fp 1: 19;
Espírito do Senhor, Jz 14: 6 e Lc 4: 18;
Espírito de Sabedoria, Is 11: 2;
Bom Espírito, Sl 143: 10.

CONCLUSÃO

Creio que os textos e argumentos mencionados apontam claramente que Deus Pai, Jesus Cristo, Espírito Santo são Deus. Assim, o que cabe a nós é tentarmos entender o mistério desse fato com nossas mentes limitadas e não taparmos os olhos para o fato de que realmente a Bíblia afirma a divindade desse Deus trino.

Que o Senhor possa clarear a sua mente e que o Espirito Santo possa entrar em seu coração e abrir os seus olhos a esta grande verdade.
Um grande abraço!
Viva vencendo e crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
De seu irmão menor Adriano Silva
Fique na Paz do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*