Top

O Espirito Santo é Deus!

O Espirito Santo é Deus!

Por vezes observamos e ouvimos muitos afirmarem que o Espirito Santo é uma energia, algo comum, ou sem importância, algo fútil.

Desde já provaremos BIBLICAMENTE que o Espirito Santo é Deus, e que Deus é um ser trino (Deus Pai, Jesus Cristo , Espirito Santo).

A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e uma vontade.

O Espírito Santo também é apontado claramente na Bíblia como sendo Deus. Veja um acontecimento do Antigo Testamento creditado à ação Dele como Deus: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.” (Hebreus 3.7-9). Além disso, a revelação profética de Deus ao seu povo é creditada a ação do Espírito Santo: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.21)

Além dessas evidências claras, alguns dos atributos divinos de Deus são também atribuídos ao Espírito Santo: onipresença (Sl 139. 7-10); onisciência (Is 40. 13, 14; I Co 2. 10-11); onipotência (I Co 12. 11). Semelhantemente ao Deus Pai e ao Filho Jesus Cristo, ao Espírito Santo é atribuído a eternidade (Hb 9.14).

Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho.
No Novo Testamento, João 14:16-17 é onde Jesus fala ao Pai sobre enviar um Ajudador, o Espírito Santo (nesse caso Jesus diz “outro” no sentido de igualdade). Isto demonstra que Jesus não considerava a Si mesmo como sendo o Pai ou o Espírito Santo mais sim confirmando que Eles são Deus (Pai , Jesus Cristo, Espirito Santo).

Outro indício muito forte é a ordem de Jesus para batizar Seus discípulos. É atribuída às três pessoas da trindade a ação completa do batismo naquela vida restaurada, sem qualquer distinção, colocando-os um após o outro como sendo Deus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Cada membro da Trindade é Deus: O Pai é Deus: João 6:27; Romanos 1:7; I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1, 14; Romanos 9:5, Colossenses 2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20. O Espírito Santo é Deus: Atos 5:3-4; I Coríntios 3:16 (Aquele que habita é o Espírito Santo: Romanos 8:9; João 14:16-17; Atos 2:1-4).

O Espírito Santo como Deus estava e está: 1)na criação e manutenção do universo (Gênesis 1:2; Jó 26:13; Salmos 104:30); 2) operando através da divina revelação (João 16:12-15; Efésios 3:5; II Pedro 1:21); 3) atuando na salvação (João 3:6; Tito 3:5; I Pedro 1:2); e 4) operando nos grandes feitos de Jesus (Isaías 61:1; Atos 10:38). Confirmando mais uma vez que o Espírito Santo é Deus.

O próprio Ap. Paulo faz menção aos dons do Espirito Santo em sua carta aos Corintios, aos Frutos do Espirito em Galatas 5.

O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Por exemplo, a onipresença do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Em I Coríntios 2:10 vemos a característica de onisciência do Espírito Santo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe (I Coríntios 2:10). O Espírito Santo pode se entristecer (Efésios 4:30). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27). O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (João 14:16,26; 15:26).

Nomes atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia:
Espírito, Ef 5: 18 e Mc 1: 10;
Espírito Santo, At 2: 4;
Espírito de vida, Rm 8: 2;
Espírito de graça, Hb 10: 29;
Espírito de adoção, Rm 8: 15;
Espírito da glória de Deus, 1Pe 4: 14;
Espírito de inteligência, Is 11: 2;
Espírito de santidade, Rm 1: 4;
Espírito Santo da promessa, Ef 1: 13;
Espírito de Jesus, At 16: 7;
Espírito de Deus. Gn 1: 2;
Espírito do nosso Deus, 1Co 6: 11
Espírito Eterno, Hb 9: 14;
Espírito de vosso Pai, Mt 10: 20;
Consolador, Jo 14: 16 e 15: 26;
Espírito de Verdade, Jo 16; 13;
Espírito de Jesus Cristo, Fp 1: 19;
Espírito do Senhor, Jz 14: 6 e Lc 4: 18;
Espírito de Sabedoria, Is 11: 2;
Bom Espírito, Sl 143: 10.

CONCLUSÃO

Creio que os textos e argumentos mencionados apontam claramente que Deus Pai, Jesus Cristo, Espírito Santo são Deus. Assim, o que cabe a nós é tentarmos entender o mistério desse fato com nossas mentes limitadas e não taparmos os olhos para o fato de que realmente a Bíblia afirma a divindade desse Deus trino.

Que o Senhor possa clarear a sua mente e que o Espirito Santo possa entrar em seu coração e abrir os seus olhos a esta grande verdade.
Um grande abraço!
Viva vencendo e crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
De seu irmão menor Adriano Silva
Fique na Paz do Senhor.

Adriano Silva

Servo do Senhor Jesus Cristo pela sua graça, amante da Palavra de Deus, a serviço do Reino segundo a vontade do Senhor Espirito Santo, atualmente congrego na Igreja Assembleia de Deus - Missões (Sede em BH) - na Cidade de São João Del Rei-MG.

No Comments

Post a Comment