O que é homofobia? – Pr. Ciro Sanches Zibordi

O que é homofobia? – Pr. Ciro Sanches Zibordi

O que é homofobia?

Na atualidade, os evangélicos são as principais vítimas da tão propalada homofobia

Há pouco tempo, estava eu conversando em alto nível, numa universidade federal, com alguns jovens a respeito de política e religião. Um deles, que me conhece pouco, começou a verberar de maneira preconceituosa contra os evangélicos, sem saber que sou um dos tais. Uma jovem, então, ao ouvir a minha opinião, perguntou se eu era evangélico, e eu lhe respondi que sim. Ao ouvir isso, o mencionado rapaz, muito irritado, abandonou a roda de conversa esbravejando.
Em seguida, a jovem que me fizera a pergunta começou a falar mal dos evangélicos de modo indiscriminado, generalizante, preconceituoso, como se todos fossem ignorantes, mal-intencionados, desonestos, fundamentalistas, etc. Em momento algum perguntei a eles qual era a sua orientação sexual ou religiosa, pois não considerei isso relevante para a nossa discussão, mas eles quiseram saber qual era a minha orientação religiosa… O que é isso senão um tipo de preconceito ou de aversão aos evangélicos, o que costumo chamar de evangelicofobia?Sabe de uma coisa? A evangelicofobia não deixa de ser, também, uma forma de homofobia. A despeito de este termo sempre ter sido usado para designar a aversão a homossexuais ou o preconceito em relação a eles, o prefixo grego “homo” e o substantivo latino “homo” não designam, exclusiva ou necessariamente, o homossexual. No grego, “homo” denota “igual” ou “semelhante”. E, no latim, “homo” designa o gênero humano, de maneira geral. Para os evolucionistas, por exemplo, o substantivo Homo (sempre com inicial maiúscula) significa: “homem”, “da espécie humana” ou “da família dos hominídeos”, como Homo sapiens, Homo habilis, Homo erectus, Homo agilis, etc.

Portanto, os ativistas gays, boa parte dos formadores de opinião, na grande mídia, e alguns professores universitários, antes de chamarem os evangélicos de homofóbicos, deveriam olhar para o espelho e ver se eles, também, de algum modo, não estão praticando algum tipo de homofobia… #FicaADica.

Ciro Sanches Zibordi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*