O QUE É MAIS IMPORTANTE: O NOME OU AS OBRAS? – Ev. Samuel Eudoxio

O QUE É MAIS IMPORTANTE: O NOME OU AS OBRAS? – Ev. Samuel Eudoxio

Ao ler 1 Crônicas 10 – 47 encontra-se a história dos valentes de Davi.

Esses grandes guerreiros são citados também em 2 Samuel 23. Lendo os textos percebe-se que há nomes, cujas obras são enfatizadas, mesmo porque foram grandes feitos. No texto de 1 Crônicas eles são Jasobeão (11), Eleazar (12), Abisai (20) e Benaia (22). Suas vitórias ficaram registradas para sempre. Não foi assim com todos. O texto reserva uma seção para falar de três valentes que desceram a Belém para buscar água do “poço que estava junto a porta” para dar a Davi, simplesmente porque ele comentou que desejava beber daquelas águas (1 Cr 11. 15 – 19). Esses três romperam “pelo arraial dos filisteus” arriscando a própria vida e trouxeram a água ao rei, em um ato heroico. Seus nomes não são citados, são anônimos. A partir do versículo 26 os nomes dos demais valentes aparecem intitulados como “os heróis dos exércitos”, cujas obras não são citadas, mas seus nomes foram lembrados. Afinal de contas, o que é mais importante, os nomes ou as obras?

Se perguntarmos a muitos de nossos dias, com certeza será o nome e o reconhecimento, e não as obras. Para outros, as obras são apenas meios utilizados para serem lembrados e reconhecidos, nunca levando em conta o objetivo final, que é o crescimento do Reino de Deus, do Evangelho de Cristo. Ou seja, estar no “palco”, no centro das atenções, ter o nome lembrado, estampado em um cartaz, estar entre os “grandes” tornou-se a finalidade de muitos obreiros e leigos de nossa época. O ministério tornou-se o fim. Chegar ao reconhecimento, na mídia e aos grandes congressos do país tornou-se a prioridade, e a finalidade destes obreiros. Mas muitos se esquecem que a “fama”, mesmo aquela genuína, bíblica, não é para todos. Muitos levarão água para o rei e não terão seus nomes citados.

A Bíblia está repleta de heróis anônimos, cujos nomes só serão conhecidos na eternidade. Porém, suas obras são lembradas e contadas por séculos. A igreja também tem seus heróis anônimos, homens e mulheres que labutam pela causa do Evangelho de Cristo de forma legitima, fiel, verdadeira, não se importando se seus nomes aparecerão ou se suas obras serão reconhecidas, contanto que o Nome de Cristo seja glorificado. Para esses, a eternidade tem reservado os seus galardões. Aqueles, já receberam os seus.

Em Cristo,

Samuel Eudóxio

Fonte: http://samueleudoxio.blogspot.com.br/2015/05/o-que-e-mais-importante-o-nome-ou-as.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*