Top

O segredo de José – Ir. Josué Semeone

O segredo de José – Ir. Josué Semeone

 

A história de José é uma das mais conhecidas da bíblia e também mais fascinante. Porém, o que poucos percebem ou enxergam nas entrelinhas, é o segredo da sua fidelidade e integridade.

Tudo começa em Gênesis 30.1,2: “…Deus, a impediu de ter filhos”.  Raquel não podia ter filhos. Para alguns, o motivo poderia ser que estivesse pagando pela idolatria de seus pais, ou então que fosse uma maldição ou até um castigo de Deus. Porém… DEUS SABE O QUE FAZ!

Enquanto Raquel lamentava sua esterilidade, a outra esposa de Jacó e suas duas concubinas não paravam de gerar filhos. Por fim, Raquel envelhece sem ter dado um único filho a Jacó. E você me pergunta: Onde está o segredo de José?

Para que entenda o segredo de José, precisa entender a índole de seus irmãos. Estes ao contrário do irmão ilustre, eram ruins, mentirosos, falsos, caluniadores e etc. Exemplo: Rubens teve um caso amoroso com a mulher do próprio pai. Simeão quis matar o próprio irmão. Judá teve relação com a nora e depois quis matá-la.

Por que eram tão ruins assim? É simples! Tiveram um tutor em sua vida, cujo exemplo negativo  os ensinou a serem assim. Jacó, o então enganador, que exemplo de vida teria deixado para seus dez  primeiros filhos? Esta prole cresceu vendo o pai enganar o tio Labão, que por sua vez enganava Jacó. Também cresceram numa terra idólatra, pois estavam sob os cuidados da casa de Labão, um homem totalmente idólatra, sua casa vivia cheia de ídolos. Também cresceram distantes dos avós paternos ( os mais importantes ), porque sabiam dos trâmites que o pai havia aprontado por lá. Portanto, não eram nada mais nada menos que a imagem de um pai que não lhes deu bons exemplos na infância.
E quanto a José e o seu segredo? Bem… até aqui Deus o estava preservando, por isso colocou uma esterilidade temporária em Raquel. Se não fosse pela esterilidade de Raquel, José teria nascido antes do tempo certo para a sua vida, e consequentemente seria tão desprezível quanto seus irmãos.

Veja a informação gloriosa que dá este texto:
E aconteceu que, como Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: deixa-me ir à minha terra” ( Gn 30.25 ).
José vem ao mundo num tempo em que Jacó estava decidido a voltar à sua terra e mudar de vida. Pouco à frente, Jacó irá ter um encontro verdadeiro com Deus que transformaria sua vida. José então, iria ter como tutor de sua vida, um Israel de Deus, um homem que lhe ensinaria os mais elevados valores e princípios, que o tornaria mais tarde no grande José do Egito. José não conheceu o Jacó enganador, porque nasceu no tempo certo. Os irmãos de José se tornaram ruins porque não estiveram sob os cuidados de um Israel de Deus.

Aplicação à nossa vida: Serve como lição e advertência, a importância da influência. Jacó, o enganador, influenciou os dez filhos desprezíveis. Israel, o pai da nação de Deus, Influenciou José, que se torna num dos personagens mais íntegros da bíblia. O que tem influenciado sua vida? Pessoas de baixos conceitos como Jacó, ou mesmo programas ou atrativos dos mesmos níveis, ou,

pessoas e assuntos dos níveis mais elevados como o reino de Deus tem sido seus tutores? Você se tornará amanhã naquilo que influencia você hoje.
Que Deus te abençoe  para que entenda a importância da influência!…

Alan Dinali
No Comments

Post a Comment