Onde está Deus diante de tanta maldade no mundo? – Ir. Alan Dinali

Onde está Deus diante de tanta maldade no mundo? – Ir. Alan Dinali

Essa é uma pergunta que apresenta diversas respostas. Uns afirmam que Deus tem prazer no mal, pois deixa que coisas ruins aconteçam na humanidade. Até mencionam versículos e passagens do antigo testamento para justificar seus ideais. Chegam até a comparar a inquisição da Igreja Católica com as torturas do Estado Islâmico e dizem que o “cristianismo” matou muitas pessoas. A inquisição passou longe do que verdadeiramente é o cristianismo. Mas, portanto seria Deus Mal ou teria prazer em todas essas calamidades  que assolam a humanidade?. Essa pergunta pode ser respondida de forma simples.

Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei;Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o Senhor que se compadece de ti.” – Isaías 54:7-10

Em um primeiro momento pode não parecer tão clara a resposta, mas existe um segredo no contexto dessa passagem. No capítulo 53 Deus,  através de Isaías, narra todo o sofrimento que Cristo padeceria( Por ser uma mensagem profética que apontava para o futuro) e padeceu ( Por ter se cumprido no Calvário) para resgatar a humanidade. O Versículo 5 diz que o “castigo que nos traz a paz estava sobre ele”. Podemos concluir portanto que Cristo morreu na cruz para nos dar ou nos trazer a paz. Agora no capítulo 54 Deus está chamado Israel para si e afirmando que por um tempo havia deixado Israel sozinho. Qualquer um poderia bradar e dizer que Deus é mal pois deixou Israel sofrer. Mas porque Israel sofreu?

Existe uma história muito famosa contada por vários pregadores de um Barbeiro que fazia o seu trabalho em um cliente. Em um determinado momento daquela conversa ele diz não acreditar mais em Deus por causa da maldade no mundo. O cliente fica sem resposta e acaba saindo da barbearia frustrado por não conseguir responder aquele questionamento. Ao encontrar com um rapaz com a barba cumprida convida-o a ir a barbearia com ele. Chegando no local vira-se para o barbeiro e diz que não acredita que barbeiros existam. O barbeiro sorrindo questiona-o pois acabara de fazer a sua barba com ele e ele existia. O cliente afirma que barbeiros não existem pois aquele homem que o acompanhava estava com uma barba grande. O barbeiro esperto foi logo dizendo que o homem  estava barbudo pois não procurava um barbeiro. O cliente conclui que a humanidade sofre o que sofre porque não procura a Deus. O motivo de Israel estar desamparado naquele momento é porque haviam esquecido de Deus. Mas Deus fez o que ninguém poderia fazer. Mesmo sendo desprezado pela humanidade, Ele entrega o seu único filho para morrer por ela. Sabe onde Deus está todas as vezes que acontece alguma calamidade ou desastre na terra? No mesmo lugar onde um dia ele viu a própria humanidade desprezar o presente que Ele mandou, Jesus Cristo, e pendura-lo na cruz.

O mundo está passando por tantos problemas porque o egoismo tem tomado conta da humanidade. Os homens não lembram do seu Criador. A humanidade não lembra de Deus. O pior é que mesmo esquecendo do Senhor, quando algo ruim acontece, sãos os primeiros a questionar onde está Deus. Pense e reflita sobre isso na sua vida. Deus não tem prazer no mal. O homem sem Deus tem prazer na maldade. Deus não é responsável por todas as mazelas que o mundo enfrenta. A humanidade é a única responsável por abandonar aquele que um dia morreu por ela e no fim das contas são sempre as pessoas inocentes que acabam com a responsabilidade sobre suas costas.

Lembre-se que a misericórdia e a paz de Deus é para todos. Ele nos  promete em Sua palavra. Isaias 54. 7-10. Mas apenas aqueles que buscam a Deus e vivem para Ele poderão louvar e descansar em meio a tempestade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*