Top

” Porque por vós soou a palavra do Senhor” I Ts 1.8 Ir Alan Dinali

” Porque por vós soou a palavra do Senhor” I Ts 1.8 Ir Alan Dinali

Quando estudamos a Palavra do Senhor, em especial dentro da carta de Paulo aos Tessalonicenses, vemos o trabalhar de Deus através dos homens e como Deus os habilita a prosseguir na grande comissão de levar o evangelho a todos os povos. Quando Deus levantou a Paulo e com a virtude do Espirito Santo o preparou para levar a palavra de Deus e o evangelho de Jesus as nações, Paulo foi impulsionado a realizar algumas viagens evangelísticas. Dentro de sua segunda viagem missionária, Paulo foi levado pelo Espirito Santo até a macedônia, na cidade de Tessalônica. Paulo, como de costume, chegou até a cidade e foi ao sinédrio pregar a Palavra do Senhor. O interessante da história era que naquele tempo o sinédrio estava repleto de Gregos, Gentios e mulheres importantes da cidade além dos Judeus. Paulo apresentou a todos a Jesus, o  Messias, e grande parte das pessoas que estavam ali receberam a Palavra do Senhor e fundou-se em Tessalônica mais uma congregação dos Salvos em Cristo. A igreja em Tessalônica tornou-se um grande exemplo de fé e perseverança. Quando Paulo retornou de sua viagem estava preocupado com a Igreja em Tessalônica por ser uma igreja nova, mas o relatório que recebeu o deixou aliviado pela fidelidade da Igreja  ao Senhor. Tanto que a carta aos Tessalonicenses não possuía uma teologia elaborada como a carta aos Romanos e nem conselhos pastorais extensos e repreensões veementes como as cartas aos Corintios e Gálatas. A carta possui agradecimentos e boas novas além de exortações e conselhos acerca da Segunda Vinda do Senhor. A Igreja de Tessalônica era uma igreja missionária e como tal sua pregação e testemunho se tornou notória a toda a Macedônia.

Jesus em [highlight]Mc 16.15 [/highlight]nos entrega a missão de levarmos o evangelho a toda criatura. Podemos dizer que somos como trombetas de Deus na terra anunciando a sua palavra, pois o evangelho  precisa passar por lábio humanos para alcançar os ouvidos tampados. Como trombeta de Deus precisamos analisar algumas características e particularidades afim de alcançarmos excelência na pregação do evangelho e nosso som soar por todos os povos ainda não alcançados:

1º. A trombeta precisa soar claramente:

A mensagens que formos pregar não pode ser confusa, inaudível ou com incertezas.

Quando falamos que a mensagem não pode ser confusa, não temos como falar sobre os muitos ventos de doutrinas que tem surgido em nossa época. As igrejas preocupam-se mais com a quantidade do que com a qualidade de seus membros. Onde estratégias que não possuem embasamento bíblico são utilizadas para atrair multidões. Como uma carne sem sal ou fora da geladeira pode atrair moscas, assim é uma igreja que não preocupa-se com a santidade. Pode estar cheia de membros mas não passam de moscas exalando mau cheiro. Como também uma Igreja que só se preocupa com dinheiro, estará atraindo pessoas que gostam de seus próprios interesses egoístas. Como também uma igreja que só prega milagre estará atraindo apenas pessoas procurando curandeiros. As pessoas não precisam de igrejas para se adequar, as pessoas precisam de Igrejas que pregam a palavra de Deus pois é ela que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo através do Espirito Santo.[highlight] Jo 16.8 [/highlight]Não são as igrejas que devem se adequar ao pecador, mas sim o pecador mudar de vida.

Quando falamos que a trombeta precisa ser audível estamos falando sobre o pregar a palavra do Senhor. [highlight]Ro 10.14,15[/highlight]. Existem igrejas que estão deixando de lado o cumprimento do ” Íde”. Temos que acordarmos porque já é a última hora.

E quando falamos que a mensagem não pode possuir incertezas, estamos falando sobre o despreparo de diversos líderes. Hoje em dia se consagram obreiros despreparados que acabam se tornando assassinos de almas. Certo ditado diz que “lata vazia também faz barulho”. Que possamos abrir nossos olhos espirituais porque o preço de uma alma é muito importante para o Senhor.

2º. O som da trombeta precisa ser penetrante:

Como em um campo de batalha a trombeta deve soar sobre todo o arraial para os soldados se prepararem para a guerra, assim também a nossa mensagem deve ser penetrante. A mensagem só surgirá efeito quando o fogo do Espirito nos impulsionar. o poder de Deus causa impacto e só através do Espirito Santo conseguiremos ser cheios de unção.

Em [highlight]1 Ts 1:5 [/highlight] nos diz” Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.”. Que de nossos lábios o evangelho venha soar com graça e unção para alcançarmos as vidas perdidas no mundo.

3º.  O som da trombeta precisa ser harmonioso.

A musica bem tocada é muito mais bonita que um som irritante, ou seja, nossa pregação e testemunho tem que andar juntos para que o som da trombeta soe com qualidade. Existem pessoas que preocupam-se em falar mais de seus problemas com os descrentes do que pregar o evangelho. Preferem falar mal do se pastor ou de algum irmão da igreja do que fazer missões. Prefere preocupar-se com assuntos infrutíferos que pregar a palavra do senhor aos pecadores. Que possamos cumprir[highlight] Sl 133[/highlight] e que nossa língua possa ser usada para a glória de Deus.

4º O som da trombeta tem que ser estimulante.

O evangelho não pode ser uma harpa suave para fazer o pecador dormir, mas sim uma trombeta impactante para despertá-lo do erro. Isso nos fala sobre conversão verdadeira. A Igreja de Tessalônica era uma  igreja que pregava e vivia a sua pregação. A igreja não pode ser um refugio para o pecado e sim um refugio para o pecador. O pecado não pode ter oportunidade em nossa igreja e sim o pecador abandonar o seu caminho de erro e voltar-se para o Autor e Consumador da nossa fé.

Que nossa voz possa soar por gerações. Que pessoas sejam impactadas. Que vidas sejam transformadas. Que nossa geração não seja a  geração do pecado ou a geração das inovações, mas sim que possamos pregar a palavra do Senhor com ousadia,  graça e poder de Deus para transformar milhões. Portanto amados, que possamos nos conscientizar que as almas não precisam de estratégias mundanas para serem alcançadas pois a palavra de Deus ainda é eficaz.

Estudo baseado no livro Atos. E a igreja se fez missões  Myer Pearlman

Ir.Alan Dinali

[facebook]

Alan Dinali
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.