Rute uma mulher a ser imitada – Adriano Silva

Rute uma mulher a ser imitada – Adriano Silva

Uma historia realmente marcante quando lemos o Livro de Rute.
Para entendermos a mensagem de hoje precisamos entender o contexto da historia de Noemi, esta era de Belém de Judá, juntamente com seu marido Elimeleque e seus dois filhos Malom e Quiliom, eles foram para os campos de Moabe “Rt 1.1,2”, infelizmente Elimeleque morre e Noemi fica junto dos seus dois filhos que com o passar do tempo se casam com duas mulheres de Moabe, uma por nome Orfa e outra Rute “Rt 1.3,4”.
Quando se passaram quase dez anos os filhos de Noemi, Malom e Quiliom morrem e somente ficam essas três mulheres juntas “Rt 1.5”.
Noemi ficou sabendo que o Senhor havia visitado o seu povo e decidiu voltar para Belém de Judá, mais como as suas noras eram estrangeiras (Nascidas nas terras de Moabe) ela decidiu despedi-las para que voltassem para as suas famílias em Moabe, então as suas duas noras choram e uma delas por nome Orfa volta para a sua família em Moabe e Rute decidiu permanecer com Noemi dizendo “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te (amor familiar); porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu (não era gananciosa); o teu povo é o meu povo (amiga fiel), o teu Deus é o meu Deus (compromissada);
Rute 1:16”.
 E através deste versículo nós vemos que Rute:
1- Amava sua sogra como se fosse sua mãe (amor familiar): Rute preferiu seguir com Noemi a voltar para sua terra natal e deixar Noemi sofrendo sozinha por causa da perda de seu marido e seus filhos, ela construiu um bom relacionamento com sua sogra e isso as uniu, precisamos construir laços familiares que nos unem.
2- Não era gananciosa: Ela não se importou aonde elas iriam dormir, viver ou morar, Rute não se casou com o filho de Noemi ou vivia com Noemi por interesse em heranças ou bens, mais estava com ela por causa de seu caráter integro, e precisamos estar junto das pessoas não por interesses mais por causa de seu caráter integro.
3- Era uma amiga fiel: No momento mais delicado da vida de Noemi, no momento mais angustiante e amargo da sua vida, Rute sua amiga fiel não a abandonou, mais ficou ao seu lado para ajuda e consola-la, por isso não vamos abandonar nossos amigos quando mais eles precisam de nós.
4- Era compromissada: Rute se comprometeu com Noemi ao ponto de abandonar seus deuses para seguir o único e verdadeiro Deus, quem tem compromisso com uma pessoa ama a verdade e se afasta das mentiras, sabe fazer boas escolhas e escolhas que geram um futuro abençoado. Sejamos comprometidos e verdadeiros em nossos relacionamentos e amizades.
conclusão: Se nós não colocarmos Deus como o Senhor da nossa vida, nenhum relacionamento se torna sincero, com uma amizade fiel, cheio de amor, verdade, respeito e companheirismo. Nada disso vai durar muito tempo se não tiver Deus, mais quando Deus esta dentro desta amizade esse compromisso se torna mais forte, mais resistente aos problemas e mais vitorioso.

2 comentários

  1. Lindo estudo aprendemos a cd dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*