Uma família com muitos defeitos.  – Ir. Alan Dinali

Uma família com muitos defeitos. – Ir. Alan Dinali

Quando falamos de exemplos de famílias raramente citamos a família de Adão. Até por ser uma parentela desestruturada, cheia de problemas e consequências que perduram até os dias atuais. Mas a casa do primeiro homem da terra tem  grandes lições para nossa vida. Mostra-nos que famílias não são perfeitas e deixa-nos o segredo para vencermos os conflitos familiares.

Começando com Adão temos um pai de família extremamente inteligente. Ele sozinho governou o Éden, Jardim de Deus, e nomeou todos os animais que conhecemos. Eva, sua mulher, possuía a doçura, sensibilidade e inteligencia que toda mulher possui. Seus filhos,Abel e Caim, eram grandes trabalhadores. Caim, agricultor, conhecia bem a terra e como cultivar o seu melhor. Abel, pastor de ovelhas, era dedicado e compreensivo em seu trabalho. Desde pequenos certamente aprenderam de seus pais que não deviam desrespeitar a Deus, pois seus pais sofreram as consequências de tal ato.  Adão e Eva, apesar do pecado no Jardim, haviam contornado aquela situação e estavam cumprindo as ordenanças do Senhor. Tudo indicava que essa era a família exemplar. Mas, como toda a família, enfrentaram problemas e não foram simples.

A começar por Caim. Devido a sua maldade e seu coração inclinado para o mal, torna-se o primeiro assassino ou homicida da terra. Aquele certamente foi o pior dia de suas vidas. Adão e Eva perderam em um só dia seus filhos queridos. Um estava morto em seus braços. O outro fugia da face de seu pai com medo e remorso de seu pecado. Caim não conseguiria olhar na cara de seus pais novamente. Nem morar na mesma casa ou comer na mesma mesa. A casa que parecia bem, agora lamenta sua tragédia.

Com o mundo não é diferente. Quantas pais e mães enfrentam problemas semelhantes ou piores do que a família de Adão. Famílias repletas de tragédias. Filhos mortos. Pais mortos. Filhos nas drogas. Pais embriagados. Violência doméstica. Abandono. Estupros. Solidão. Doenças e depressões. Infelizmente como seres humanos podemos enfrentar diversas dessas situações em nossas vidas. Mas, quem é o Senhor da nossa casa?

Com Adão e Eva aprendemos que devemos semear coisas boas para colhermos coisas boas. A consequência de nossos atos podem refletir futuramente em nossos filhos ou em nossa casa. O egoísmo é um mal que assola a humanidade. Pensamos apenas em nós mesmos e esquecemos dos outros. Amaldiçoamos nossos familiares ao invés de abençoarmos e esquecemos que um dia colheremos da semente que plantamos. O pecado de Adão e Eva trouxe prejuízos para toda a sua casa. Mesmo que o pecado ficara no passado.

Com Caim e Abel vemos a falta de amor do homem. O desejo por sangue e vingança. A insatisfação com aquilo que Deus nos oferece. O sacrifício mentiroso para Deus. Entregamos nossa família para Deus, mas não deixamos Ele operar da melhor forma. E quando acordamos podemos estar diante de uma tragédia sem volta.

Lembre-se que Deus deve ser o centro de nossa família e devemos orientá-los a respeitar a Deus. Devemos semear o amor, a paz, o respeito, a harmonia. Semear coisas boas. Sentimentos bons. Alicerçar nossa casa na palavra de Deus. Criar nossos filhos na casa de Deus. Aprendendo de Deus na Escola Bíblica. Orientando nossos adolescentes a colocarem suas dúvidas e ansiedades nas mãos de Deus. Aprendermos a dialogar com nossos jovens. Ensinar o caminho bom. Mesmo a família de Adão sofrendo tantas mazelas, Deus deu um presente para eles que foi Sete. E diz a palavra do Senhor, que com Sete o nome do Senhor Deus começou a ser invocado. Que possamos invocar o nome de Deus sobre os nossos familiares e colocarmos nas mãos poderosas do Senhor. Pais de joelhos. Filhos de pé. Que Deus seja o Senhor de nossa casa e que nossa família habite na presença de Deus.

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” – Josué 24:15

2 comentários

  1. nunca tinha pensado na família d Adão assim ouvimos td tempo pessoas culpando eles por td esses dias msm postaram um vídeo d uma dona d casa defamando Eva com palavras d baixo escalão e com ira e dizendo q ao chegar ao céu iria dar n cara dela em td a Palavra d Deus tem lições p nossa vida. Q Jesus continue falando a tds nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*